Treino Funcional

Treino funcional define o corpo e evita lesões: Conheça mais sobre a modalidade que usa os exercícios do cotidiano para melhorar a sua saúde

A escolha por uma atividade física leva em consideração alguns requisitos, como: ser dinâmica, trabalhar a maior quantidade de músculos possível e claro, definir as curvas do corpo. Há alguns anos a modalidade que mais atende a todas essas exigências é o treino funcional.

Há muito tempo ele é praticado nos Estados Unidos e agora também é a queridinho de famosos e anônimos no Brasil. O treino funcional começou primeiro a ser adotado por atletas, mas devido aos seus inúmeros benefícios, pode ser feito por qualquer pessoa que busque ter mais saúde, disposição e manter o físico em dia.

A principal característica do treino funcional é que os exercícios respeitam os movimentos naturais do corpo, como agachar, empurrar, girar, pular e correr. Montamos a série de acordo com o objetivo de cada aluno. Sempre focando em diferentes sequências, em cima de bases instáveis, pranchas, bastões ou bolas.

Com a modalidade é possível emagrecer, ganhar músculo e ainda prevenir lesões, tudo isso desenvolvendo a coordenação motora, agilidade, equilíbrio, força, flexibilidade e melhora cardiorrespiratória.

A base para o treino é o peso do próprio corpo e os movimentos que visam integrar todos os grupos musculares, sendo assim, a pessoa estará com a musculatura mais reforçada e dificilmente terá uma lesão. Quando falamos em lesão é importante frisar que ela não acontece só em atletas, nas atividades do dia-a-dia podemos lesionar a coluna ao levar algo pesado, por exemplo. E o treino age prevenindo essa possibilidade.

A modalidade deve ser praticada por pessoas de qualquer idade, afinal cada série será adaptada conforme o limite de cada aluno.

Um exemplo de treino para definir e ainda prevenir lesão pode conter alguns desses exercícios. Deitado de barriga para baixo apoie a testa na mão e eleve uma das pernas, deixando a outra reta, no chão. Depois de tirar toda a extensão da perna do chão volte-a a posição inicial. Repita o mesmo movimento com a outra perna. Faça três séries de 15 repetições cada. Esse exercício vai fortalecer a região do glúteo e coxas.

Agende sua Aula Experimental!

 

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *