Treino Funcional para Tonificar Glúteos, Barriga e Braços

Saiba qual a melhor sequência para manter os músculos definidos e torneados

O treino funcional é aquela modalidade em que o instrutor adapta as atividades que você faz no dia-a-dia para que fiquem um pouco mais completas e exijam mais do seu corpo. Por isso, é comum durante o treino o aluno puxar, correr, pular, agachar e emburrar objetos ou o peso do próprio corpo. O objetivo é ganhar força, equilíbrio, flexibilidade, resistência e condicionamento.

Mas, caso o aluno queira é possível perder peso e até valorizar algumas regiões do corpo, como glúteos, barriga e braços. O treino funcional vai definir a musculatura, então a pessoa não corre o risco de ficar ‘bombado’, mas sim com curvas mais acentuadas e tonificadas.

Abaixo separamos algumas séries que valorizam o bumbum, o abdômen e os braços. Confira!

Para Tonificar os Glúteos
O agachamento ainda é a melhor forma de definir o bumbum. O exercício pode ser feito com ou sem o uso de acessórios. Se o instrutor optar pelo agachamento natural, deve-se alinhar a postura, manter as pernas afastadas, pés abertos e quadril levemente encaixado, assim como abdômen e glúteos contraídos. Inspire e flexione o joelho em um ângulo de 90°, para subir expire o ar. A série pode ser feita quatro vezes entre 12 a 15 repetições.

A subida no step, que simula uma escada, também ajuda a tonificar a região. Fique com um pé no step e a outra perna flexionada, no chão. Impulsione o corpo tirando a perna do chão e depois volte à posição inicial. Faça 3 séries de 10 a 15 repetições para cada perna.

É a vez dos Braços
A corda é bastante requisitada nessa modalidade. Os exercícios podem ter movimentos ondulatórios que tonificam a região superior e dão mais agilidade e coordenação motora ao aluno. Pode-se fazer 3 séries de 30 segundos, com intervalos de descanso entre elas. Ou faça o mergulho de tríceps. Sente-se em uma cadeira, deixe as mãos espalmadas sobre ela, dobre o cotovelo e dobre levemente os joelhos em um ângulo de 90°. Levante o corpo do chão, estenda os braços e volte à posição inicial. Repita o movimento 15 vezes.

Barriga Chapada
Para perder de vez a barriga escolha a prancha. O exercício exige concentração, equilíbrio e força do abdômen, sendo assim mantêm os músculos tonificados. Para a prancha de quatro apoios deite de barriga para baixo com os cotovelos e pontas dos pés apoiadas no chão. Fique apoiada por 30 segundo e descanse mais 30 segundos. Para dificultar o exercício o indicado é não deixar que o joelho fique em contato com o chão. Repita o movimento por três séries.

Outra opção é deitar de costas e ficar com as pernas elevadas. Passe uma bola de um braço para o outro sem mexer o tronco, assim você irá forçar o músculo do abdômen. Faça a série 3 vezes com 10 a 15 repetições. É fundamental fazer todas as séries com acompanhamento de um profissional, para assim melhorar os resultados e evitar posições erradas.

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *