Treino funcional beneficia parto e alivia dores na lombar

Treino funcional beneficia parto e alivia dores na lombar. Séries são adaptadas para que a mulher tenha mais consciência e força corporal

O treino funcional é uma modalidade de exercícios que pode ser realizada em qualquer fase da vida adulta, inclusive na gravidez. A técnica é uma das melhores maneiras de conseguir músculos definidos, equilíbrio, ganho de força, alívio de dores corporais, formação e manutenção da saúde.

Antes, algumas gestantes tinham receio de praticar treino funcional por medo de prejudicar à gestação, porém a modalidade se baseia em movimentos naturais do dia a dia, como pular, puxar, correr, agachar, empurrar e girar, então não é preciso se preocupar quanto a isso. Além do que os exercícios são adaptados às características e limites de cada aluno. Nas gestantes evitamos grandes instabilidades e exercícios arriscados.

Um dos pontos positivos da modalidade e que beneficia a grávida é o trabalho para prevenir e fortalecer a região lombar, uma queixa comum de mais de 50% das mulheres durante os nove meses. Investimos em atividades de alongamento da cadeia posterior, tantos membros superiores quanto inferiores e estabilização do tronco, quadril e cintura escapula, para que a grávida ganhe força e diminua a sobrecarga nas articulações, fatos que acontecem devido ao peso da barriga.

Os exercícios que reforçam a região pélvica também são inseridos para melhor preparar o corpo da mulher para a hora do parto e sua recuperação após ele. Neste caso, as séries de adução e abdução do quadril e glúteos apresentam excelentes resultados. O treino funcional se baseia em atividades de baixo impacto que aumentam a consciência corporal, aprimorando os movimentos corporais e fortalecendo os músculos do core.

O exercício na gravidez melhora o sono, diminui a ansiedade e o ganho de peso e ativa a circulação sanguínea distribuindo oxigênio de forma mais eficaz para o bebê.

Mas, para que a atividade só traga benefícios, o preparador reforça que a gestante deve comentar com o seu médico sobre a escolha do exercício. Com a autorização dele damos início as atividades geralmente de duas a três vezes na semana para se chegar ao resultado desejado.

 

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *