Tratamento para Melasma no Rosto

Tratamento para Melasma no Rosto. Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais frequente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar.

O fator desencadeante é a exposição  à luz Ultravioleta  e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e  histórico familiar também influencia no surgimento desta condição.

Tratamento:

Peelings químicos, microdermoabrasão, laser e luz intensa pulsada podem ajudar o melasma. Somente o dermatologista poderá propor o tratamento adequado, em conjunto com cremes clareadores indicados para o tipo específico de pele.

A dermatologista pode prescrever cremes com alta concentração de hidroquinona, levando cerca de 3 meses para melhorar substancialmente o melasma. Cremes contendo tretinoína, esteróides e ácido glicólico estão disponíveis em combinações com hidroquinona para melhorar o efeito despigmentante. Outras medicações que tem sido utilizadas para ajudar o melasma são, ácido fítico, vitamina C tópica e ácido kójico. É importante seguir a orientações do seu médico cuidadosamente no sentido de obter um benefício máximo. Lembre-se que o protetor solar deve ser aplicado diariamente em adição a cremes clareadores. Alguns cremes clareadores são combinados com protetores solares.

Qual a melhor maneira de prevenir o melasma?

A melhor forma de prevenção é utilizando filtro solar de alta proteção reaplicando a cada 2 horas e evitando cosméticos e maquiagem sem recomendação médica pois, alguns produtos podem de certa forma atrair mais a luz solar piorando as manchas. Os filtros solares devem conter proteção contra radiação UVA e UVB. E vale à pena utilizar ”fotoprotetores sistêmicos”, substâncias ingeridas em cápsulas capazes de ajudar a proteger a pele da radiação solar. Entre as substâncias destaca-se o papel da Vitamina C, Vitamina E, Betacarotenos, Polipodium Leucotomus, Picnogenol entre outros. Essa proteção vale também para quem já tem o melasma!

 

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *