SAIBA PORQUE AS DORES NAS PERNAS OCORREM E COMO TRATAR

As dores nas pernas são comuns em todas as faixas etárias. Elas podem ocorrer por excesso de esforço, problemas locais ou doenças sistêmicas. Confira abaixo quais são alguns dos motivos que causam as dores nas pernas:

NEUROPATIA PERIFÉRICA
Um amplo grupo de doenças, como o diabetes e aids, e o tratamento de algumas delas podem provocar alterações funcionais e estruturais do sistema nervoso periférico, que é constituído por nervos e gânglios cuja função é conectar diversas partes do corpo ao sistema nervoso central (também afetado por essas patologias). Quando essas vias são afetadas, o paciente sente dor intensa e contínua nas pernas, geralmente associada à sensação de formigamento e cansaço. A dor neuropática também ocorre por disfunções hereditárias, exposição a substâncias tóxicas, abuso no consumo de bebidas alcoólicas e deficiências nutricionais. É controlada por medicamentos e pelo tratamento da patologia.

CÃIBRA
A dor é resultado de uma fadiga muscular causada por uma forte e longa exigência física. É comum em pessoas que praticam algum esporte, que iniciam a atividade sem alongamento ou que têm a musculatura pouco preparada para um exercício mais intenso. As cãibras também podem ser provocadas pela desidratação, fator que diminui a taxa de alguns minerais importantes, como potássio, cálcio, sódio e magnésio. 

INFLAMAÇÃO NAS ARTICULAÇÕES
Quem tem as articulações inflamadas pode sofrer de dores nas pernas em decorrência do esforço intenso que ele realiza para poupar suas juntas acometidas durante a execução de alguns movimentos. Tal conduta provoca fadiga muscular e a perda da força. 

MIALGIA OU DOR MUSCULAR
Esse problema é causado por algum tipo de esforço físico acima da capacidade do indivíduo — de qualquer faixa etária. Também ocorre pela repetição de exercícios intensos, como em séries de musculação da perna executadas sem o intervalo mínimo de recuperação e descanso. Pessoas sedentárias podem ter episódios de mialgia. Como esses indivíduos têm a capacidade física limitada, qualquer esforço acima do normal desencadearia o desconforto. Quadros persistentes e sem cuidado especializado podem provocar processos inflamatórios, como tendentes e bursites.

DICAS PARA TRATAR AS DORES NAS PERNAS E ATIVAR A CIRCULAÇÃO

***USAR MEIAS ELÁSTICAS- O uso de meias compressivas elásticas é muito recomendado pois elas ajudam o sangue a subir em direção ao coração, mas devem ser prescritas por um médico, pois em determinados casos elas podem piorar a situação;

FAÇA EXERCÍCIOS- Os músculos da panturrilha desempenham um papel importantíssimo no retorno do sangue ao coração, funcionando como um “2º coração”. Por isso, fazer exercícios que trabalham esses músculos, como andar, nadar ou andar de bicicleta, melhoram a circulação sanguínea e aliviam as dores nas pernas;

ELEVE AS PERNAS:Deitar de barriga para cima e colocar uma ou mais almofadas embaixo dos pés para que eles fiquem mais altos do que os quadris, deixando as pernas elevadas durante 20 minutos, todos os dias. Essa medida auxilia a saída do sangue das pernas, favorecendo o retorno do mesmo ao coração, trazendo alívio das dores, do peso e do cansaço nas pernas;

MASSAGENS TERAPÊUTICAS, como: Drenagem linfática ajuda a ativar a circulação das pernas.
O shiatsu e acupuntura pressiona os pontos de tensão para aliviar as dores.

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *