Pilates em cada Fase da Vida

Da adolescência à terceira idade, o pilates contribui para a saúde física e mental

Os exercícios físicos, de forma geral, sempre são bem-vindos, graças às melhorias que trazem para a saúde. Mas, para ter seus efeitos potencializados é importante saber adequar cada movimento a sua idade.

Quando falamos do pilates, a técnica é uma das que mais consegue se modificar para trazer benefícios aos alunos de diversas faixas etárias.

A seguir, Gabriela Aparecida Martins, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, separou motivos de sobra para você fazer pilates em qualquer época. Confira:

Na adolescência
Dos doze aos dezoito anos o pilates pode te ajudar em muitas mais coisas do que você imagina. Com a frequência dos exercícios é possível otimizar o crescimento ósseo, desenvolver a musculatura e a elasticidade, ter mais dinâmica respiratória e melhorar a circulação sanguínea. “A consciência corporal e motora será maior e o alinhamento da postura melhor”, explica Gabriela.
Devido à capacidade de atenção que os exercícios exigem o aluno também terá mais concentração e autocontrole.

Na vida adulta
Podemos incluir aqui além dos adultos, os jovens. O pilates neste caso trabalha o condicionamento físico e a perfomance esportiva, assim o risco de lesão em qualquer outra atividade é menor. O aluno irá notar mais flexibilidade, resistência e controle do corpo.
Como a pratica de um exercício interfere nos hormônios, quem faz pilates fica longe do desânimo, da irritação e do estresse diário.

Na terceira idade
Já pensou em começar depois dos 60 anos? Saiba que vale a pena. Em idosos é notada menor perda óssea, recuperação da elasticidade e mais saúde articular. A respiração e a circulação sanguínea também ficam em dia. Quanto aos músculos, além do fortalecimento como um todo, a região do assoalho pélvico e do períneo ganham atenção redobrada, para evitar o risco de incontinência urinária, uma reclamação comum nesta idade. Se convenceu? Então comece a praticar o quanto antes!

Fonte: Gabriela Aparecida Martins, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *