Pilates

Pilates. O Pilates é um método de exercício físico e de alongamento, trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.

No Fit Body Pilates Spa & Estética as aulas são dadas por fisioterapeutas, no máximo 2 alunos por aula com 1 hora de duração. Os exercícios são feitos nos aparelhos para tratar doenças da coluna, para alongar, melhorar a coordenação, respiração e tonificar o corpo.

Exercicios de Pilates em equipamentos: Os exercícios feitos em aparelhos são realizados de forma rítmica, controlada e associada à correção postural e à respiração. Os equipamentos oferecem uma ampla possibilidade de movimentos variados e são ajustáveis para facilitar ou dificultar os exercícios. As molas, utilizadas para fornecer os diferentes níveis de intensidade dos movimentos, são classificadas em cores: preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade.

Exercicios de Pilates no solo: Os exercícios realizados no solo enfatizam o aprendizado da respiração e do centro da força,o aluno depende da força do próprio corpo para realizar os movimentos. Por essa razão, os exercícios tendem a se tornar mais pesados, exigindo mais do praticante. E é dessa forma que o corpo inteiro é fortalecido. Entretanto, o trabalho também pode ser facilitado com o uso de acessórios, como bolas ou elásticos, que apresentam material próprio para a realização dos exercícios, com os quais os alunos costumam se divertir bastante nas aulas.

Exercícios para a coluna: A causa de dores lombares está associada ao desequilíbrio muscular. Má postura no dia-a-dia, excesso de tempo gasto em frente ao computador bem como o uso de bolsa ou outros acessórios pesados e calçados inapropriados, acabam favorecendo a desestabilização de músculos, podendo causar danos ao corpo, principalmente à coluna. O Pilates possui exercícios apropriados capazes de aliviar as dores. A eficácia consiste no fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural, como os multífedos, que atuam como estabilizadores da coluna, impedindo os desvios. O Pilates também trabalha os músculos paravertebrais, auxiliando na manutenção da coluna ereta. O trabalho com o músculo quadrado lombar auxilia na extensão e na rotação de tronco. E, por fim, o Pilates também trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de cabeça, ombro e diafragma – músculo da respiração. Os exercícios específicos para dor de coluna devem ser repetidos cerca de quatro vezes cada um, mas os limites do corpo devem ser respeitados. As séries podem aumentar conforme o aluno ganhe mais resistência e habilidade. Lembrando que antes de iniciar os exercícios, principalmente para quem já apresenta dores na coluna, é indispensável uma avaliação física por profissional qualificado e para que suja efeitos rápidos e duradouros, o Pilates deve ser praticado com foco e concentração, pois é dessa forma que se pode ganhar a consciência de cada músculo que está sendo trabalhado no corpo e, consequentemente, facilitar na hora do fortalecimento.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PILATES?

• Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros;
• Melhorar a postura;
• Tonificar a musculatura profunda do abdômen;
• Trabalhar a percepção do corpo e da mente;
• Prevenir e recuperar lesões;
• Reduzir o “estresse” e aliviar as tensões;
• Deixar sua coluna mais forte e flexível;
• Melhorar a área de movimento das articulações;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Aumentar a coordenação e o equilíbrio;
• Corrigir sobrecargas e alinhar os músculos;
• Melhorar a mobilidade e a agilidade;
• Complementar o seu treino esportivo;
• Melhorar o visual de seu corpo e a sua auto-estima.

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *