Pilates Studio x Mat Pilates: Saiba a Diferença

O pilates é uma técnica que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente por meio de concentração, controle e precisão nos movimentos, alinhando também a respiração.

O praticante de pilates sente os músculos mais fortes, tonificados e alongados.

De modo geral, o pilates é divido em duas modalidades. O chamado Studio Pilates, quando se faz uso de aparelhos e o Mat Pilates, que são os exercícios executados no solo.

As duas categorias têm níveis tanto para iniciantes, intermediários, quanto para alunos em estágio avançado.

No Pilates Studio, as aulas costumam ser individuais ou em até 2 alunos por aula. É feita de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno e possibilita atender pessoas com os mais diversos problemas, com segurança. Os equipamentos permitem a adaptação dos exercícios facilitando a execução por quem tem alguma restrição, seja por algum problema de saúde na coluna, seja por falta de condicionamento físico. Nos equipamentos também é possível realizar uma enorme variedade de movimentos com diversos graus de dificuldade, o que torna a aula bastante atraente, inclusive para atletas de alta performance.

Já o Mat Pilates é considerado uma modalidade mais avançada, porém também existem exercícios para iniciantes. As aulas costumam ser em grupo, e pessoas que tem necessidades específicas, como algum problema de coluna, devem evitar esse tipo de aula, salvo se o atendimento for individual ou grupos muito reduzidos. Pessoas com baixo condicionamento físico, mobilidade reduzida e idosos podem ter dificuldades para iniciar nesse tipo de aula. Os exercícios dependem totalmente do uso do próprio corpo e pessoas nessas condições ficarão restritas à poucos movimentos o que pode ser bastante desestimulante. É classificado como solo as atividades feitas no chão com o auxílio de bola, acessórios e elásticos. Os exercícios tendem a ser mais difíceis com o tempo, porque exigem muito da musculatura, já que tudo é feito com o peso do próprio corpo. Para executar os movimentos o aluno já deve ter mais equilíbrio e alongamento.

Tanto no Mat Pilates quanto no Pilates Studio é possível fazer mais de 500 movimentos diferentes. Por isso o pilates é visto como uma atividade diversificada.
Entretanto, independente da modalidade escolhida, ambas as práticas seguem os mesmos princípios e trazem os mesmos benefícios para a saúde. Melhoram a postura, a força, a flexibilidade e o equilíbrio.

 

 

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *