Pilates para tratar a Escoliose

Pilates para tratar a escoliose Com exercícios personalizados prática pode realinhar a coluna e fortalecer a região prevenindo o desconforto da dor

A reabilitação da coluna é um dos principais motivos que levam às pessoas a praticarem o Pilates. Afinal, a técnica se destaca pela eficácia no tratamento e prevenção desse tipo de problema.Quando falamos de um aluno com escoliose o Pilates não tem qualquer tipo de restrição, muito pelo contrário, ele vai auxiliar no controle da dor e na prevenção do avanço da doença, se adequando a cada quadro de saúde de modo individualizado.

Vale lembrar que a escoliose é diagnosticada nos casos de curvatura anormal da coluna, que pode ser uma deformidade tanto para os lados, como para frente ou para trás. Quanto maior a torção, maior a gravidade da doença. Devido a essa alteração da coluna o paciente sente muita dor, especialmente quando tem que ficar muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé.

Antes de iniciar as aulas, o aluno passa por uma avaliação para que analisemos alguns aspectos, como nível do condicionamento físico, percepção da consciência corporal e controle da respiração. Assim é possível montar um cronograma de exercícios que se encaixe nas necessidades e na atual situação de cada pessoa. Porém, sempre tendo como objetivo corrigir a escoliose e melhorar a postura.

O Pilates pode ser praticado de duas a três vezes na semana, sendo que diferente de outros exercícios, em que o corpo precisa de um tempo para se recuperar, no Pilates não existe esta restrição.

Quando o aluno atingir o objetivo, que é realinhar a coluna o foco deve ser fortalecer os músculos da coluna para evitar futuros desconfortos. Como os exercícios são baseados em princípios básicos de respiração, posicionamento da pelve, da cabeça, da coluna cervical e da caixa torácica e estabilidade da cintura, os benefícios não são  só o foco da dor, mas o corpo, como um todo.

O Pilates pode ser praticado por adolescentes, idosos ou até grávidas, beneficiando a todos conforme e necessidade individual.

 

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *