Pilates Fitness e Pilates Clínico: Saiba a Diferença

Pilates Fitness e Pilates Clínico: Saiba a Diferença. Clínico trata problemas na coluna; fitness ajuda a tonificar o corpo

Fortalecimento muscular, resistência, aumento da elasticidade e melhora na postura: os benefícios do pilates são muitos e o aperfeiçoamento da técnica resultou em duas modalidades, o Pilates Clínico e o Pilates Fitness.

Apesar de partir do mesmo fundamento, as duas técnicas se diferenciam no objetivo. Enquanto o Pilates Clínico é voltado para reeducação postural e auxiliar no tratamento de problemas de coluna, o Pilates Fitness traz exercícios que visam a tonificação muscular e também acabam ajudando na melhoria da postura.

O Pilates Clínico ajuda na estabilização da coluna, permitindo reabilitar os músculos estabilizadores. É por isso que o Pilates Clínico vem sendo bastante utilizado no tratamento da coluna. O método ainda ajuda a tratar problemas como: hérnia de disco, cifose, lordose e escoliose, que causam desvio na coluna e consequentemente afetam a postura. Os exercícios previnem contra os problemas na coluna, uma vez que fortalecem a musculatura.

O condicionamento físico é o principal foco do Pilates Fitness que trabalha o fortalecimento da musculatura com ou sem o auxílio de acessórios e pode ser realizado no solo, mas no estúdio priorizamos a utilização dos aparelhos. Entre os acessórios mais usados estão as bolas de Pilates, que ajudam no aumento da resistência. As bolas ainda dificultam a execução do movimento, forçando o corpo a se esforçar mais. Os movimentos são mais dinâmicos e intensos, voltados para o fortalecimento muscular.

Quem deve fazer o Pilates Fitness

O Pilates Fitness é voltado para quem quer fortalecer e definir o corpo. Ele trabalha bem a musculatura do core, que vai melhorar a postura e deixar o abdômen definido, com aquele famoso tanquinho.

Essa técnica é indicada para quem deseja conquistar um abdômen definido, um corpo firme, não gosta de academias e não possui nenhuma patologia na coluna, pois assim é possível fazer todos os exercícios. A vantagem em relação a exercício comuns de academia é que apesar de trabalhar o corpo fortemente, o desgaste físico não é intenso.

Quem deve fazer o Pilates Clínico

O Pilates Clínico é muito bom para tratar e para prevenir problemas nas colunas e problemas articulares. Isso ocorre porque o Pilates Clínico fortalece a musculatura de todo o corpo, trabalha na estabilização da coluna e ajuda a evitar lesões. Ele é recomendado para correção postural, desequilíbrios musculares, hérnia de disco, dores lombar e cervical, além de tensão muscular e fibromialgia. Antes de iniciá-lo, é feita uma avaliação para montar um plano de exercício de acordo dom a necessidade do praticante.

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *