Massagem Desportiva

Massagem Desportiva . Técnica ajuda tanto no relaxamento pós-treino quanto age como estimulante para o pré-treino

Treinos intensos como os realizados por atletas levam a musculatura ao limite, estressando os músculos e por isso essa sensação de cansaço muscular, fadiga e dor acabam sendo muito comuns após a realização das séries de exercícios. Além do descanso e boa alimentação, uma forma de ajudar o músculo a se recuperar mais rápido é a massagem desportiva.

Um dos benefícios desse tipo de massagem é proporcionar um aumento da circulação sanguínea na área tratada. A circulação do sangue mais intensa vai ajudar o músculo que foi machucado durante a musculação a recuperar e se reconstruir mais facilmente.

As principais indicações para realizar um programa de massagem desportiva são: ajudar tanto no relaxamento no pós-treino quanto estimular o atleta no pré-treino, através da estimulação da adrenalina. “Essa liberação de adrenalina estimulada pela massagem antes do treino é essencial para preparar o atleta antes do esforço físico.

A técnica ainda alivia dores, ajuda a tratar lesões, principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial). A massagem desportiva utiliza movimentos e manobras mais rápidas e mais fortes para aumentar a circulação sanguínea. Também usa muitos alongamentos terapêuticos com a finalidade de esticar as fibras musculares para o tamanho normal. Ela se difere da massagem relaxante, pois além do relaxamento, as manobras mais rápidas e fortes da massagem desportiva ajudam a eliminar o ácido lático que fica acumulado e é responsável pelas dores após um treino ou competição.

Para quem vai correr uma prova, como uma meia maratona, por exemplo, a massagem deve ser feita antes e depois da competição.

A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes. Confira:

Pré competição:

A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova.

É uma massagem tonificante, superficial e rápida – de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.

Pós competição:

A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição.

A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.

O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.

A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.

A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhora a fadiga e a recuperação muscular
  • Reduz aderências
  • Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
  • Previne lesões
  • Reduz espasmos musculares
  • Reduz edemas e processos inflamatórios
  • Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
  • Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade.
  • Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Agende sua sessão!

 

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *