Defina seu corpo com séries de Treino Funcional

Defina seu corpo com séries de Treino Funcional.  O Fit Body Pilates, Spa & Estética oferece em suas dependências o treino funcional, que vem ganhando espaço nas principais academias. A modalidade foi desenvolvida de forma a melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência.

O treinamento é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade (direcionado a alguma modalidade). A proposta é promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.

O treino funcional divide-se comumente em três bases:

Transferência de exercícios convencionais para funcionais: troca-se gradativamente exercícios em máquinas, por exercícios realizados com o próprio corpo.

– Treinamento do Core: concentra o trabalho do centro do corpo para as extremidades, facilitando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal.

– Propriocepção ou bases instáveis: realização de trabalhos seguros em superfícies instáveis para melhorar a reação do corpo com relação a uma adversidade. A maioria dos estudos científicos associa o emprego da instabilidade com boas adaptações coordenativas, melhoria da propriocepção e a manutenção do equilíbrio em indivíduos normais, idosos e atletas.

Os exercícios funcionais devem ser aplicados gradativamente dentro de uma série de musculação, como já citado, e o primeiro ponto forte a ser trabalhado é o centro do corpo, desenvolvendo melhor resultado dentro do trabalho planejado.

Confira alguns exercícios de treino funcional para fazer em casa.

Agachamento

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e paralelos, agache, como se fosse se sentar, e levante os braços, à frente, até a altura das orelhas.

Iniciante: uma série de 10 repetições

Intermerdiário: duas séries de 20 repetições

Avançado: três séries de 30 repetições

Abdominal

Deitada, com os pés apoiados no solo próximos ao quadril, contraia o abdômen, sentando totalmente. Ao subir, expire, e volte à posição inicial inspirando.

Iniciante: uma série de 20 repetições

Intermediário: duas séries de 50 repetições

Avançado: três séries de 100 repetições

Tríceps no banco

De costas para um banco, apoie as mãos nele com os dedos virados para a frente. As pernas ficam flexionadas, formando 90° (se estiver fácil, estenda as pernas ou apoie sobre um banco à frente). Postura correta, desça o quadril, mantendo o corpo próximo ao banco.

Iniciante: uma série de 10 repetições

Intermediário: duas séries de 15 repetições

Avançado: três séries de 25 repetições

Box jump (salto sobre caixas)

Com as pernas afastadas na largura dos ombros e os joelhos flexionados, incline levemente o tronco à frente.

Salte sobre a caixa, flexionando os joelhos para amortecer a queda. Retorne ao solo saltando.

Iniciante: uma série de 5 repetições

Intermediário: duas séries de 10 repetições

Avançado: três séries de 15 repetições

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *