BENEFÍCIOS DO PILATES NA GESTAÇÃO

As futuras mamães não precisam ficar em repouso os nove meses da gestação, pelo contrário, elas precisam se movimentar, fazer caminhadas e quem sabe começar a participar das aulas de pilates.

O pilates na gestação proporciona diversos benefícios para a mãe e o bebê, inclusive tranquilidade e bem-estar.

A partir do terceiro mês de gestação, se não houver contraindicação médica, a gestante pode começar as aulas de pilates. A modalidade alonga e fortalece a musculatura dos glúteos, abdômen e a parte inferior das costas. Na hora do parto, o útero contrai para empurrar o bebê, um abdômen mais forte pode ajudar a gestante nesse momento e permitir que o parto ocorra de forma tranquila.

Pilates a seu favor

Os exercícios proporcionam diversos benefícios para a mãe e o bebê, veja quais são:

•     Evita as dores nas costas, melhorando a postura;

•     Alivia dores e inchaços nas pernas;

•      Fortalece as pernas para que aguentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna;

•     Tonifica os braços;

•     Evita a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo;

•     Auxilia na contração abdominal – o que ajuda o trabalho de parto mais tarde;

•     Estabiliza as articulações contra possíveis lesões;

•     Trabalha a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma contração e outra.

Mas não é só as mães que se beneficiam do pilates. O pilates contribui para o bem estar do bebê, uma vez que ele recebe endorfina – hormônio do relaxamento e também ele tem mais chances de ter um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso.

Cuidados com as aulas

Os exercícios devem ser adaptados conforme a gestação avance. Antes de iniciar as aulas, converse com o seu médico e aproveite todas as vantagens que o pilates traz:

-Faça exercícios de carga leve no primeiro trimestre;
-Evite exercícios de flexão ou extensão excessiva;
– Não faça atividades muitos instáveis, o aumento da produção de relaxina na gravidez deixa as articulações desprotegidas o que corre um risco da gestante sofrer lesões;
-Exercícios em decúbito dorsal por mais de 3 minutos após o quarto mês; devem ser evitados;
Procure não realizar atividades com movimentos repentinos ou saltos.

FIT BODY PILATES - Clínica de Limpeza de Pele e Tratamentos Estéticos

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