5 Motivos para fazer Treino Funcional

Os exercícios são mais dinâmicos do que uma aula de musculação e o objetivo é movimentar o corpo por completo

Você já deve ter ouvido falar nele. O treino funcional é uma modalidade que caiu no gosto popular. A base da atividade é similar aos movimentos que fazemos no dia-a-dia, como agachar, puxar, empurrar e girar; a soma dessa mistura de exercícios com alguns acessórios, como elásticos, cordas, fitas e bolas garantem mais benefícios.

Entre os pontos positivos do treino funcional está o desenvolvimento do corpo como um só, trabalhando nossas diferentes qualidades necessárias para o dia-a-dia, como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, resistência e claro, o condicionamento físico.

“Além de tudo isso é importante ressaltar que devido às inúmeras possibilidades de treino, o funcional ficou bastante popular justamente por ser mais dinâmico”, explica Otávio A. N. Barbosa, profissional de Educação Física, instrutor de treino funcional da Fit Body Pilates Spa & Estética.

Achou a ideia interessante? Confira abaixo mais alguns motivos, separados pelo profissional de Educação Física Barbosa, para começar o treino o quanto antes:

1. Um aliado do abdômen

A base do treinamento funcional é o centro de força do corpo, chamado de Core, que abrange os músculos do abdômen, região lombar e quadril. A maioria dos exercícios utiliza essa musculatura, complementando os tão sofridos abdominais.

2. Menos Gordura e mais Músculo

Antes de iniciar a atividade é importante definir um objetivo com o seu preparador físico. No caso das pessoas que querem perder gordura os treinos podem ter maior intensidade, utilizando o método intervalado com exercícios de força e claro, aeróbicos. Mas se a ideia é ganhar massa muscular o roteiro poderá ser focado em exercícios utilizando o peso corporal, flexão de braço e agachamentos, por exemplo. A ideia é sempre usar o corpo em diversos movimentos e não somente músculos isolados como acontece nos aparelhos de academia.

3. Corpo Definido

Depois de pegar o jeito dos exercícios é só esperar os benefícios. Como todos os músculos serão trabalhados o resultado será uma queima de calorias proporcional e um corpo mais harmonioso. Quanto maior a frequência de treino e a intensidade, melhor o efeito.

4. Risco de Lesão Reduzido

Uma avaliação física de um profissional qualificado é importante antes de iniciar o treino funcional. Porém, como a atividade busca trabalhar o corpo por inteiro, o risco de sobrecarregar as articulações, e causar uma lesão é bem menor. Mas vale ressaltar que todo e qualquer programa de atividade física deve ter progressão e ser adequado às suas necessidades e capacidades.

5. Nada de ficar Parado!

Lembra que falamos no início que existe uma variedade de treinos funcionais que podem ser feitos? Pois esse é um excelente motivo para aqueles que enjoam das aulas repetitivas de musculação. Dessa forma sempre dá para fazer um treino muito mais dinâmico e diferenciado, além de exercitar o corpo e a mente.

 

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